Este projeto tem como foco melhorar o desempenho profissional dos professores do Ensino Fundamental e Médio.

O desenvolvimento profissional é resultado de um processo dinâmico e coletivo, por isso, a estratégia do Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) baseia-se na constituição de grupos autogerenciados de estudo, reflexão e ação denominados Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDP). Tais grupos se articulam em torno da concepção e execução de um projeto que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Ao constituir e participar de um GDP os educadores se envolvem em um processo de mútua aprendizagem.

Desde 2004, o PDP é desenvolvido nas escolas que participam do Projeto Escolas-Referência.

Em 2011 a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina dará continuidade ao trabalho com os GDPs partindo do pressuposto de que o desenvolvimento profissional deve promover autonomia de ação, liberdade de análise, autoconfiança e poder de decisão, decorrentes de um trabalho coletivo para a realização de estudos e projetos.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Estudo do 2º texto



GDP – MATEMÁTICA E COMPANHIA
E.E. Professor Botelho Reis -  Leopoldina
COORDENADORA: Carmem Lúcia Lacerda Ferreira
ESTUDO DO 2º TEXTO : MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
1 – Como nossas escolas poderão contribuir para que os alunos adotem um estilo de vida sustentável e saudável? O que de fato, sua escola tem feito nesse sentido?
  • Disponibilizando em nossa escola, oportunidades educativas que permitam aos jovens e às crianças contribuírem no desenvolvimento sustentável local e regional.
  • Promovendo o uso inteligente das novas tecnologias.
  • Promovendo o estudo dos potenciais locais, etc.
  • Desenvolver o senso crítico dos jovens e crianças dentro das respectivas possibilidades.
  • Externar conceitos e informações através dos alunos  para as famílias e comunidades.

2 – Elabore uma síntese sobre o Protocolo de Kyoto.
A Cúpula do Clima e Aquecimento Global, realizada de 1º a 10 de dezembro de 1997, em Kyoto (Japão), ratificado em 15 de março de 1998, definiu os limites para as emissões (principalmente de dióxido de carbono) causadorea do efeito estufa, bem como um calendário para que esses limites fossem cumpridos. O documento que traz as principais resoluções da conferência foi denominado Protocolo de Kyoto:
·        Entre 2008 e 2012 deverão ser reduzidas 5,2% ,em média,  as emissões dos poluentes causadores do aquecimento global com relação aos níveis de 1990.
·        Para os países da União Européia, redução de 8%. Para os Estados Unidos, 7%, e, para o Japão, 6%.
·        A substituíção dos derivados do petróleo pela energia elétrica e gás natural, entre outras medidas.
A expectativa é que  o sucesso do Protocolo de Kyoto possa diminuir a temperatura global entre 1,5 e 5,8º C até o final do século XXI. Desta forma, o ser humano poderá evitar as catástrofes climáticas de alta intensidade que estão previstas para o futuro.

3 – Relacione as principais características da Agenda 21.
Comprometimento das cidades e dos governos locais com as direitos humanos, a diversidade cultural, a sustentabilidade, a democracia participativa e a criação de condições para a paz.

4 – Após assistir o filme AVATAR, faça um pequeno texto sobre o filme enfocando a questão da sustentabilidade.
    Após a destruição da Terra, humanos, formados por militares, mercenários e cientistas exploram uma das Luas de Polifemo, Pandora, em busca de um precioso minério. Um dos avatares, convive  com os nativos, aprendendo e respeitando seu modo de vida, onde o respeito e cuidado com a floresta e seus animais é primordial. Os nativos, os animais e as plantas possuem terminações nervosas, tipo fibras ópticas, que se conectam fazendo com que fiquem em perfeita comunhão. Como nem sempre cientistas e militares têm o mesmo interesse, os cientistas do projeto ‘Avatar’ se unem ao povo nativo, os Na’vi, na luta contra a destruição de Pandora e vencem, apesar de algumas perdas.

5 – Comente a frase: “Mas, precisamos de uma guerra mundial para destruir o planeta?”
Não, já o destruímos no dia-a-dia, pelo simples fato do consumismo irresponsável e inconsciente.

6 – Analise e interprete as três imagens do segundo quadro da página 06 respondendo a pergunta do texto que se encontra em negrito.
Sim, porque devemos respeitar e aceitar as diferenças dentro do mesmo ambiente.

7 - Responda as duas perguntas da página 07:
a)Poderíamos conseguir a atenção ou qualquer tipo de adepto para uma causa nobre na mídia?
 Sim, desde que se tenha um bom espaço e propaganda.

b) Você tem fome de quê?
De justiça, de reconhecimento e valorização no seu e do seu trabalho, conhecimento, cultura, educação, paz...

8 – Em conjunto com todos os professores da escola e com a colaboração dos especialistas e da direção trabalhem com os alunos atividades que contribuam para desenvolver a consciência ecológica como:
  • Evitar desperdício, consumismo e a produção de resíduos;
  • Reaproveitamento de materiais;
  • Tratamento do lixo;
  • Ações que possam estreitar a relação homem-natureza (excursões, passeios, trabalhos de campo, etc.)

A professora Rita Araújo, de Artes, trabalhou o texto nº. 2 com os alunos do 1º ano do ensino médio, discutindo a questão da sustentabilidade.
 Alguns projetos sobre sustentabilidade foram inscritos na  Feira de Ciências, como o nosso principal trabalho do GDP culmina com a Feciex, achamos por bem não discutirmos muito sobre o texto para não atrapalhar o desenvolvimento dos projetos inscritos.  
 O gdp confeccionou um mural informativo, veja as fotos abaixo:


Alunas do turno da tarde

 
As professoras Natália e Norma
Norma, Rosa, supervisora e a professora Shirley, uma das orientadoras de projeto da feira de ciências
Carmem, Rosa e Sônia Bedim 

Um comentário:

  1. Tarefa cumprida com êxito. EStamos ansiosos pela Feira para ver realmente a culminância desse trabalho que temos a certeza de que será muito profundo e instrutivo.

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