Este projeto tem como foco melhorar o desempenho profissional dos professores do Ensino Fundamental e Médio.

O desenvolvimento profissional é resultado de um processo dinâmico e coletivo, por isso, a estratégia do Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) baseia-se na constituição de grupos autogerenciados de estudo, reflexão e ação denominados Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDP). Tais grupos se articulam em torno da concepção e execução de um projeto que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Ao constituir e participar de um GDP os educadores se envolvem em um processo de mútua aprendizagem.

Desde 2004, o PDP é desenvolvido nas escolas que participam do Projeto Escolas-Referência.

Em 2011 a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina dará continuidade ao trabalho com os GDPs partindo do pressuposto de que o desenvolvimento profissional deve promover autonomia de ação, liberdade de análise, autoconfiança e poder de decisão, decorrentes de um trabalho coletivo para a realização de estudos e projetos.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Meio Ambiente e Sustentabilidade

O GDP - Comunicação e Criatividade da E. E. São José desenvolveu o estudo do texto enviado pela SRE - Leopoldina e após o mesmo elaborou juntamente a equipe de especialistas e professores momentos de conscientização e reflexão sobre o tema abordado.
Juntamente ao GDP - Energia Força e Solução convidamos o Geográfo Ricardo Rocha da Engevix para ministrar palestra sobre Sustentabilidade. Momento de valiosas orientações para os alunos presentes e demais profissionais do ensino. Assistimos ao filme AVATAR gerando debates expressivos e criação de murais pelos alunos.
A próxima etapa da equipe do GDP foi o convite para o Sr. Ricardo retornar a escola e fazer com os alunos dos 6º anos a Oficina de Reaproveitamento de Papel, que foi um sucesso!
Além dessas atividades estamos preparando um jardim suspenso, com a utilização de garrafas pets, plantando diversas ervas e hortaliças para própria utilização na escola.
Jailza Mª Oliveira Araújo - Coordenadora

Um comentário:

  1. Observamos que o trabalho foi realizado em conjunto e a proposta era mesmo envolver todos os profissionais da escola nessa discussão tão urgente de nossos dias que é a sustentabilidade. Tarefa cumprida!

    ResponderExcluir