Este projeto tem como foco melhorar o desempenho profissional dos professores do Ensino Fundamental e Médio.

O desenvolvimento profissional é resultado de um processo dinâmico e coletivo, por isso, a estratégia do Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) baseia-se na constituição de grupos autogerenciados de estudo, reflexão e ação denominados Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDP). Tais grupos se articulam em torno da concepção e execução de um projeto que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Ao constituir e participar de um GDP os educadores se envolvem em um processo de mútua aprendizagem.

Desde 2004, o PDP é desenvolvido nas escolas que participam do Projeto Escolas-Referência.

Em 2011 a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina dará continuidade ao trabalho com os GDPs partindo do pressuposto de que o desenvolvimento profissional deve promover autonomia de ação, liberdade de análise, autoconfiança e poder de decisão, decorrentes de um trabalho coletivo para a realização de estudos e projetos.

domingo, 18 de setembro de 2011

Encontro com a Associação de Moradores do Bairro Sebastião Adolfo

Prof. João Dioni fala aos membros da comunidade sobre a

importância do Projeto de coleta seletiva para o bairro.

Foi realizado no dia 14 de setembro às 19:30min um encontro entre os membros do GDP Romualdinho, Prof. João Dioni, Marina e Ana Beatriz, com os moradores do bairro Sebastião Adolfo em sua associação na residência do seu presidente Sr. Flávio.

A reunião que foi bem concorrida nos permitiu prestar esclarecimentos de como será desenvolvido o trabalho educacional quanto a coleta seletiva no bairro e de como esta coleta poderá trazer inúmeros benefícios para a comunidade e a associação em termos de melhorias ambientais e financeiras.

O Sr Flávio, presidente da associação falou da sua preocupação com o aspecto da coleta e que já vem fazendo um trabalho para recolher as embalagens pet.

Alguns moradores sugeriram que fossem colocados latões no bairro o que permitiria um melhor direcionamento para a coleta do material seco.

O senhor Oriel, vice-presidente da associação, fazendo uso da palavra elogiou a participação das alunas Marina e Ana Beatriz no trabalho, pois segundo suas palavras” O aprendizado adquirido ao longo desta atividade é uma maneira de colocar os conhecimentos adquiridos teoricamente em prática e que esta iniciativa deveria ser seguida por outras instituições.”

O professor João Dioni, em nome do projeto, agradeceu o carinho que a comunidade se dispôs mais uma vez a abraçar a iniciativa e já deixando o convite a toda a comunidade para a reunião que ira realizar na E.E. Marieta Soares Teixeira para as demais associações visando estabelecer um cronograma de atividades.


Ao final houve um momento de congraçamento entre os presentes e as alunas Marina e Ana Beatriz da Rádio Eco.




Um comentário:

  1. Como é bom ver um projeto da SEE extrapolando os muros da escola! Mas isso só acontece quando pessoas competentes assumem essa tarefa. Parabéns, professor Dioni, membros do GDP Romualdinho e alunos pelas ações desenvolvidas.

    ResponderExcluir