Este projeto tem como foco melhorar o desempenho profissional dos professores do Ensino Fundamental e Médio.

O desenvolvimento profissional é resultado de um processo dinâmico e coletivo, por isso, a estratégia do Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) baseia-se na constituição de grupos autogerenciados de estudo, reflexão e ação denominados Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDP). Tais grupos se articulam em torno da concepção e execução de um projeto que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Ao constituir e participar de um GDP os educadores se envolvem em um processo de mútua aprendizagem.

Desde 2004, o PDP é desenvolvido nas escolas que participam do Projeto Escolas-Referência.

Em 2011 a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina dará continuidade ao trabalho com os GDPs partindo do pressuposto de que o desenvolvimento profissional deve promover autonomia de ação, liberdade de análise, autoconfiança e poder de decisão, decorrentes de um trabalho coletivo para a realização de estudos e projetos.

terça-feira, 19 de julho de 2011

A CAMINHO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA EFICAZ- E.E. ASTOLFO DUTRA

A Escola Estadual “Astolfo Dutra” está situada à Rua Marlene, 123, no Bairro Dico Leite, em Cataguases. O prédio é composto por dois blocos e foi, recentemente, ampliado e reformado. A escola atende 04 turmas do 6º ao 9º anos e 02 turmas do Projeto Acelerar para Vencer II 1º e 2º Períodos no turno matutino e 05 turmas do 1º ao 5º anos no turno vespertino.Nossa clientela é, em sua maioria, de classe média baixa.Todo grupo de profissionais da escola apresenta como ponto forte ‘a superação de desafios, em prol da qualidade do ensino. O corpo docente é receptivo a inovações e se esforça indo além do cumprimento de suas obrigações. Todos realizam estudos constantes nos módulos II e atendimento em monitoria aos alunos com dificuldades de aprendizagem. A cada ano letivo que começa os professores são testados por uma realidade que não estava presente no semestre anterior, muito menos no conteúdo estudado durante a sua formação. O mundo pós-moderno transforma-se constantemente, a informação chega-nos de forma cada vez mais veloz, sem que tenhamos tempo de analisá-la e absorver os novos conhecimentos disponíveis. Nossos alunos estão vivendo nesse momento, onde o real é questionado, a ênfase se dá no projeto e não mais no processo, as informações são fragmentadas, tudo é descartável, leve, descontínuo, virtual. Após discussão, o grupo de professores chegou ao consenso que o maior problema de nossa escola é a dificuldade que os mesmos encontram em diversificar as estratégias da prática escolar. Necessitamos de estratégias inovadoras na busca de uma prática pedagógica de qualidade. Os professores poderão repensar a sua prática pedagógica, os seus métodos de ensino e avaliação, buscando o aperfeiçoamento em novas metodologias e novas estratégias de ensino. Verificamos também que o laboratório de informática, não está sendo utilizado adequadamente. Alguns professores ainda se sentem inseguros em utilizar esta ferramenta tão importante para o processo ensino-aprendizagem. O projeto consiste no desenvolvimento de um ciclo de estudos, em que os professores busquem aperfeiçoamento em novas metodologias e novas estratégias de ensino, dando ênfase em 2011, no uso eficaz do laboratório de informática, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de ensino. Tais metodologias e estratégias serão desenvolvidas com os educando durante todo o projeto. Sabemos que o GDP 2010 nos enriqueceu, mas necessitamos de muitos estudos e oficinas para melhor contribuirmos com nossos alunos na busca de novas estratégias de ensino. Em 2011 pretendemos continuar o trabalho com projetos que serão interdisciplinares e desenvolvidos no laboratório de informática.

Um comentário:

  1. Temos a certeza de que uma equipe motivada e envolvida terá grande sucesso com esse projeto e com isso os maiores beneficiados serão os alunos.

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