Este projeto tem como foco melhorar o desempenho profissional dos professores do Ensino Fundamental e Médio.

O desenvolvimento profissional é resultado de um processo dinâmico e coletivo, por isso, a estratégia do Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) baseia-se na constituição de grupos autogerenciados de estudo, reflexão e ação denominados Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDP). Tais grupos se articulam em torno da concepção e execução de um projeto que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Ao constituir e participar de um GDP os educadores se envolvem em um processo de mútua aprendizagem.

Desde 2004, o PDP é desenvolvido nas escolas que participam do Projeto Escolas-Referência.

Em 2011 a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina dará continuidade ao trabalho com os GDPs partindo do pressuposto de que o desenvolvimento profissional deve promover autonomia de ação, liberdade de análise, autoconfiança e poder de decisão, decorrentes de um trabalho coletivo para a realização de estudos e projetos.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Mundo Mágico do ABECÊ - EE ASTOLFO DUTRA

A descoberta do texto literário provoca a abertura de um portal que dá início ao processo de formação do leitor, uma vez que este, a cada experiência vivida, mais adentra no mundo das palavras, mais se emaranha na teia de prazer que a leitura lhe dá. Ler, então, não é apenas somar sílabas ou pronunciar vocábulos ao vento, mas, é deixar-se seduzir pelos sons que as palavras emitem, pelo conteúdo que enunciam... Assim, inicia-se uma relação amorosa entre leitor-livro. E à medida que os amantes se conhecem, cria-se um laço de segurança e intimidade entre eles, o que permite ao livro despir-se e expor-se por inteiro ao leitor, que vivencia as mais excitantes aventuras ao longo da narrativa. Daí ser objetivo primordial do nosso projeto Mundo Mágico do ABECÊ, mostrar quão importante é a leitura para a formação do ser humano, bem como apresentá-la como uma atividade prazerosa e que leva à fruição. Também aponta que livro não é dever, e quando assim é imaginado, é afastado do aluno, vez que perde o poder de tomar vida e de mexer com o sentimento, com a emoção... O escritor não escreve com intenções didático-pedagógicas. Ele escreve para produzir prazer. Para fazer amor. Escrever e ler são formas de fazer amor. Para tanto, é necessário que o livro esteja sempre perto desses pequenos leitores, a fim de que tenham acesso sempre que desejarem, já que é a partir da sensibilidade do toque, do sentir o cheiro, de apertá-lo ao peito, que nasce a vontade de desvendá-lo, escrever no prazer não assegura ao escritor o prazer do leitor. É necessário que esse o procure, que o drague, sem saber onde ele está. Quando esse intercâmbio, essa relação, essa empatia acontece, o escritor desperta o leitor, toma-o pela mão e o leva para seu mundo. O mundo da criação, do imaginário, da sedução... E então, escritor-leitor tornam uma só pessoa, comungam do mesmo pensamento, constroem juntos a história, vivem em função um do outro. Vejo, assim, a cena original: a professora , o aluno - livro aberto, lendo um para o outro... Essa experiência é o aperitivo que ficará para sempre guardado na memória efetiva da criança Uma criança deveria ouvir, todos os dias, as mais diversas e interessantes histórias encantadas: Rapunzel, Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, Cinderela... Acostumada a esse devaneio diário, ela vai querer mais. Ouvir já não basta, precisa de aventura, coração batendo forte, adrenalina em alta! É quando resolve embarcar na viagem dos livros. Então, toma nas mãos um exemplar e começa a folheá-lo uma, duas, dezenas de vezes. O colorido, os desenhos, e muita imaginação transportam-na para dentro dele e, em cada folha, vê-se junto com as personagens construindo a história. Em uma página, mora numa bota, em outra, numa abóbora, na seguinte, voa num cesto com uma velha esquisita a limpar o céu; ao passar mais uma página, gira várias vezes no carrossel; na próxima, nada nos mais lindos rios... Com essas primeiras leituras, a criança adentra no universo dos contos de fada e das fábulas, os quais a envolvem no misterioso mundo da fantasia, e a cada viagem que faz, seu Reino Encantado de Leitura está se formando; um castelo se ergue, lá no alto, lindo, mas um diamante ainda bruto! Daí, o cuidado que esse mundo requer: precisa ser lapidado, esmerilado, polido, para depois de consolidado, alcançar a magnitude, e brilhar, brilhar, brilhar, estonteantemente E é ai que entra o teatro! A necessidade de representar,de sentir prazer e fazer os outros sentiremeste prazer através do teatro. O Teatro na Escola tem uma importância fundamental na educação. Ele permite ao aluno uma enorme “gama” de aprendizados podendo citar como exemplos, a socialização, a criatividade, a coordenação, a memorização, o vocabulário e muitos outros. Através do teatro, o professor pode perceber traços da personalidade do aluno , seu comportamento individual e em grupo, traços do seu desenvolvimento e essa situação permite ao educador, um melhor direcionamento para a aplicação do seu trabalho pedagógico.

Queremos trabalhar com lendas, contos de fadas ou sem fadas e fábulas nas séries iniciais com todos os alunos do turno da tarde. Queremos também trazer os pais, avós e pessoas da comunidade para contar histórias trazendo os velhos causos e a comunidade para a escola. Vamos aumentar o acervo da biblioteca nestes gêneros e representar peças teatrais nas praças, nos quintais, na escola... Com certeza, a execução deste projeto trará benefícios para os professores que irão se aprofundar no assunto aprimorando os seus conhecimentos, para os alunos que irão viajar nas páginas destes livros e aprender com prazer, para os pais e comunidade que verão suas crianças crescerem na aprendizagem da oralidade, leitura e escrita.Queremos entrar neste MUNDO MÁGICO DO ABECÊ com credibilidade na capacidade dos nossos alunos e no poder da educação para formar cidadãos livres, participativos e atuantes na nossa sociedade.

Um comentário:

  1. Só pela apresentação do projeto já dá para imaginar o que ele será um sucesso, assim como tudo que essa escola faz, porque prioriza o aluno e trabalha com o prazer de levá-los a descobertas de novos conhecimentos.

    ResponderExcluir